Você já parou para pensar como seria sua vida hoje sem o celular para te auxiliar? Essa é uma questão que muita gente não consegue imaginar, inclusive àqueles que já viveram em uma época em que esses dispositivos não estavam presentes ou não possuíam as funcionalidades atuais.

Como o uso dos aparelhos celulares se tornaram um facilitador para diversas atividades do dia a dia, a saúde da bateria se tornou alvo de grande atenção das pessoas. É comum você precisar carregar sua bateria no meio da tarde, não é mesmo?! Isso acontece por conta da grande utilização do seu celular.

Porém, o que muita gente não percebe é que, mesmo com a bateria saudável, carregada e com o modo de economia ativado, é normal ver o seu dispositivo descarregar gradualmente mesmo com pouco uso. E isso pode estar ligado diretamente ao uso de aplicativos que consomem bateria mesmo com o celular bloqueado.

Vale ressaltar que o consumo de bateria em dispositivos móveis pode variar dependendo de diversos fatores, incluindo o modelo do telefone, a versão do sistema operacional e a forma como os aplicativos são utilizados.

No entanto, alguns aplicativos são conhecidos por consumir mais bateria devido às suas características e funcionalidades. Você sabe quais são eles?

Se liga nessa lista que preparamos para mostrar quem pode ser o vilão da saúde da sua bateria durante o dia a dia:

Redes Sociais

Aplicativos como Facebook, Instagram, WhatsApp e X (antigo Twitter) podem consumir uma quantidade significativa de bateria, especialmente quando são usados para exibir mídias como vídeos e fotos.

Aplicativos de mapeamento e navegação

Serviços de navegação, como Google Maps e Waze, utilizam recursos intensivos, como o GPS, que podem drenar a bateria rapidamente.

Aplicativos de streaming

Apps como YouTube, Netflix, Spotify e similares podem consumir bastante energia, especialmente durante a reprodução de conteúdo em alta qualidade.

Jogos gráficos intensivos

Jogos que possuem gráficos avançados e exigem alto desempenho da GPU (Unidade de Processamento Gráfico) podem consumir muita bateria.

Aplicativos de notícias e atualizações em tempo real

Aplicativos que fornecem notícias em tempo real ou atualizações frequentes, como alguns aplicativos de notícias, também podem contribuir para um maior consumo de bateria.

Aplicativos de limpeza e otimização

Surpreendentemente, alguns aplicativos que prometem otimizar o desempenho do seu dispositivo podem, na verdade, consumir mais bateria ao executar constantemente em segundo plano.

E quais são os apps vilões da minha bateria?

Tanto o sistema Android quanto o iPhone (iOS) oferecem recursos que possibilitam descobrir quais serviços estão consumindo mais a energia do seu dispositivo. Basta acessar as configurações do seu celular e ir até a seção “Bateria”. Lá você vai encontrar uma lista dos apps que mais causam redução de carga.

É importante notar que as fabricantes de smartphones frequentemente atualizam seus sistemas operacionais para otimizar o consumo de bateria e minimizar o impacto dos aplicativos. Mas, além disso, ajustar as configurações dos aplicativos e do telefone, como desativar notificações desnecessárias, pode ajudar a reduzir o consumo de bateria.

Pronto! Agora que você já sabe quais são os aplicativos que atrapalham a duração da sua bateria durante o dia, você pode descobrir como aumentar a vida da bateria do seu celular. Veja aqui!