A tecnologia está em constante transformação. Novos equipamentos surgem em ritmo acelerado. E quando um novo aparelho é lançado no mercado, o antigo não tem mais utilidade, tornando-se descartável. Como exemplo temos os celulares com recursos mais avançados, um notebook mais moderno, uma TV maior para a sala, eletrodomésticos e outros aparelhos eletrônicos que fazem parte do nosso dia a dia.
Quando danificados ou sem uso, na maioria dos casos, esses produtos são descartados no lixo comum. Porém eles podem ser reciclados, ou seja, podem ser transformados em outras matérias-primas.
O que pode ser descartado?
Os pontos de entrega recebem notebooks, impressoras, eletrônicos de escritório, eletrônicos de pequeno porte, tablets e celulares, acessórios de informática, câmeras, cabos e carregadores, eletroportáteis, ferramentas elétricas e outros.
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O lixo eletrônico é perigoso?
O governo brasileiro criou, em 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/10). Segundo a lei, os fabricantes, distribuidores, comerciantes, consumidores e os titulares dos serviços públicos de limpeza devem tomar medidas para minimizar o volume de resíduos gerados e instituir uma cadeia de recolhimento e destinação ambientalmente adequada pós-consumo, também chamada de ciclo da logística reversa.
Por isso os aparelhos devem ser reciclados de forma cuidadosa por empresas especializadas. Caso contrário, o risco de contaminação para o meio ambiente e perigo à saúde humana são altos. Metais nocivos como chumbo, cádmio, níquel, mercúrio, zinco, entre outros, estão presentes em resíduos de eletrônicos. Essas substâncias tóxicas, quando descartadas de forma indevida, são extremamente prejudiciais ao ser humano e aos animais, podendo contaminar o meio ambiente e o solo chegando, inclusive, a lençóis freáticos.
Como fazer a reciclagem do lixo eletrônico?
· Separe os produtos: é necessário realizar a divisão dos eletroeletrônicos e eletrodomésticos dos outros tipos de resíduos para serem reciclados.
· Limpe os dados: apague todas as informações contidas nos produtos, como fotos, vídeos, contatos e dados pessoais.
· Não viole os equipamentos: os resíduos devem ser descartados inteiros, limpos e desligados.
· Encontre um ponto de recebimento: é possível realizar a busca no site da ABREE (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos), informando seu CEP e tipo de produto que deseja descartar. Por fim, leve ao local os itens selecionados.

Lixo eletrônico em números
De acordo com a pesquisa Resíduos eletrônicos no Brasil – (2021) da The Global E-Waste Monitor 2020, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, o Brasil é o quinto maior gerador de lixo eletrônico no mundo; apenas é superado pela China, Estados Unidos, Índia e Japão.
Cada indivíduo produz, por ano, cerca de 7 kg de lixo eletrônico. Felizmente, no Brasil, a coleta de resíduos eletrônicos aumentou 75 vezes entre 2020 e 2022.
Crescimento da coleta de resíduos eletrônicos no Brasil, segundo a ABREE :
• 2020: 16 toneladas.
• 2021: 105 toneladas.
• 2022: 1.200 toneladas.
Segundo uma pesquisa do Núcleo de Inteligência e Pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas (Fecomércio-MG), realizada em abril e maio desse ano, 62,7% classificam a sustentabilidade como um tema muito importante. Cerca de 57,7% das empresas admitem optar por fornecedores com práticas sustentáveis. Este percentual sobe para 67,6% entre os varejistas.

Como implementar uma estratégia de logística reversa na empresa?
Cada empresa pode escolher o melhor modelo de devolução do produto e adaptar a sua política de acordo com as necessidades do negócio e a realidade dos produtos, mas, em geral, existem algumas dicas que podem ajudar na implementação, como:
• Usar soluções tecnológicas pode ser uma forma de automatizar tarefas e otimizar as ações sustentáveis.
• Contar com a internet para divulgar esses processos e conscientizar o público.
• Desenvolver uma política clara para os processos.
• Capacitar a equipe envolvida nas etapas da operação.
• Determinar pontos de coleta para receber os produtos devolvidos.
• Informar aos consumidores sobre a política, esclarecendo como funciona a logística reversa na empresa.
• Criar um canal de atendimento, como uma página no site, dedicado à conscientização, transparência e ao esclarecimento de processos sustentáveis, como a agenda ESG da marca.
Conclusão
A aplicação da logística reversa pode trazer benefícios para o consumidor, para a empresa e para o meio ambiente. Por meio da sustentabilidade e da economia, a operação pode trazer resultados positivos ao desenvolvimento do negócio e da sociedade como um todo. Além de:
• Reduzir custos na produção.
• Tornar processos mais ecológicos.
• Fortalecer a imagem da empresa.
• Identificar possíveis falhas.
Referências
Green Eletron / Sete Ambiental / ABREE / Exame / Meio e Mensagem

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Sobre o Autor

Fernanda Ito
Jornalista